BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 554 • 25/02/2021

 

Em Minas tem luta por vacina e proteção social

André Quintão foi reconduzido à liderança do Bloco de Oposição e já apontou prioridades

Indicado para continuar na liderança do Bloco Democracia e Luta no biênio 2021/2022, o deputado André Quintão agradeceu a confiança dos deputados e deputadas dos sete partidos que compõem a oposição e destacou, na reunião de Plenário prioridades na agenda. “ Reitero o compromisso de exercer uma oposição que respeita e quer ser respeitada, que pensa Minas Gerais em seu conjunto, na defesa do desenvolvimento sustentável, da inclusão e justiça social”, afirmou. Para a liderança da Minoria, foi reconduzido o deputado Ulisses Gomes.

Entre as prioridades de luta, André elencou, em pronunciamento no Plenário:

Vacina universal e gratuita – O governador tem que agir: “Já temos aprovada a legislação, de minha autoria, que obriga o Estado a garantir a vacina universal e gratuita, em acordo, inclusive, com o que o STF decidiu sobre estados comprarem a vacina”, disse.

Acordo com a Vale - Cabe à Assembleia Legislativa votar a destinação de parte dos recursos previstos no acordo que o Governo do Estado fez com a Vale. “Vamos ouvir aqueles que não foram ouvidos e discutir minuciosamente a aplicação dos recursos”, afirmou.

Auxílio Emergencial - Vamos defender iniciativas de renda mínima em Minas, além de cobrar o Auxílio Emergencial federal. LEIA MAIS>>

 
 

Haddad começou em Minas o giro pelo Pais

Minas Gerais foi o estado escolhido para o ex-ministro Fernando Haddad iniciar um giro de diálogos e mobilizações no País diante da situação de caos econômico, social e no enfrentamento da pandemia sob o governo Bolsonaro.

Nesta quinta-feira, 25, Haddad e a presidenta do PT, Gleisi Hoffman, tiveram uma reunião com a bancada do partido na Assembleia e o presidente do legislativo, deputado Agostinho Patrus, para discutir questões cruciais do Estado à luz do Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil já apresentado pelo PT. Segundo o deputado André Quintão, líder do PT,o enfoque prioritário, além da urgência da vacinação universal, foram propostas econômicas e a gravíssima situação social. Participaram, também, Luís Dulci e Gleide Andrade, da direção nacional. A recuperação do País passa por Minas, disse André.

Forum de Prefeitos e Vices

O ex-ministro cumpriu extensa agenda em Minas em dois dias. Na quarta-feira, visitou Brumadinho, conversou com moradores de Córrego do Feijão e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) sobre o crime da Vale e os processos de reparação. À tarde, foi a Contagem se encontrar com a prefeita Marília Campos, do PT.

Na quinta-feira, participou do Seminário “Educação, Luta e esperança”, transmitido pela Internet e do lançamento do Fórum de Prefeitos e Prefeitas e Vices do PT, visando ampliar a interlocução entre os gestores. “Sem o PT o Brasil não vai se transformar para melhor. Nós somos a real força de oposição aos bancos e ao neoliberalismo, temos os melhores prefeitos, governadores e gestores e que precisamos é dialogar com a sociedade sobre o nosso plano de recuperação para o país”, afirmou.

 
 

Covid-19: Brasil chora 250 mil mortos. Mundo tem queda de casos e óbitos

Um ano após a chegada da pandemia no Brasil, o País chegou a 250 mil mortos nesta quarta-feira, dia 23, refletindo a negligência, os equívocos e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução do enfrentamento à doença. É o segundo País em número de mortes, que já representam 10% do total do mundo.

Com o avanço das vacinações em vários países, a pandemia começa a dar sinais de um arrefecimento no planeta. Boletim das Nações Unidas informa que o número de contaminações mundiais caiu pela sexta semana seguida. E diante da desigualdade das vacinações entre países ricos e pobres, a luta pelo acesso universal aos imunizantes contra a Covid-19 tem sido intensificada por entidades e organizações não governamentais para que a vacina seja considerada um bem público. LEIA MAIS>>

 
 

CUT lança campanha “Não deixem vender o Brasil”

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades filiadas lançaram nesta quarta-feira, 25, a campanha “Não deixem vender o Brasil”, com o objetivo de despertar a indignação e a mobilização da sociedade brasileira contra a entrega do patrimônio público nacional pelo governo Bolsonaro. A campanha terá peças publicitárias veiculadas em emissoras de TVT, em rede nacional, além das próprias plataformas digitais. Após a Medida Provisória para que o governo deixe de ser o controlador da Eletrobras, o governo já prepara os Correios como próxima privatização, com prejuízos para toda a população, comprometimento dos serviços, entregas ao sistema financeiro e perda de soberania nacional.

 
 

Parlamento Jovem tem inscrições abertas de curso para Câmaras Municipais

Os representantes das câmaras municipais do Parlamento Jovem podem participar, no dia 2 de março, das 9 às 11 horas, do curso remoto de Formação Introdutória. O curso é direcionado às instituições que estão ingressando agora no projeto, mas aberto também a parlamentares e servidores de câmaras que já participaram de anos anteriores.

As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 26, no site de ensino a distância da Escola do Legislativo da (ALMG). É necessário já possuir ou fazer o cadastro prévio no site, para solicitar a inscrição e acessar o curso. O Parlamento Jovem 2021 dará continuidade à temática escolhida para 2020 - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo em vista as limitações impostas pela pandemia.

 


Edição: Cândida Canedo, Pedro Castro | Programação Visual: Anderson Rodrigo | Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.