BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 575 • 22/07/2021

 

Municípios têm até 31 de agosto para realizar suas Conferências de Assistência Social

Até o dia 31 de agosto todos os municípios devem realizar suas Conferências Municipais de Assistência Social. As Conferências Regionais acontecem de 27 de setembro a 08 de outubro, com as delegadas e delegados eleitos nas municipais e, em outubro, Minas Gerais fará a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. As conferências poderão ser virtuais, semi-presenciais ou presenciais, respeitados os protocolos de segurança.

O povo precisa do SUAS - Para o deputado André Quintão, é fundamental que os municípios fortaleçam suas conferências neste momento e reajam ao desmonte das políticas públicas que acontece no País. “Vamos realizar as conferências municipais, as conferências regionais e fazer uma grande e belíssima conferência estadual para irmos juntos à Brasília e cobrar o fortalecimento do SUAS, à altura do povo brasileiro”, afirmou André, lembrando que participou de todas as conferências estaduais e coordenou a de 2015. “O povo precisa do SUAS, especialmente neste contexto de pandemia e do pós-pandemia, com suas consequências”, completou.

O tema das Conferências em 2021 é “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

 
 

Movimentos em Minas protestam contra o Edital Lixão Zero

Mais de 20 cidades mineiras tiveram protestos nas ruas nesta quarta-feira, dia 21, pedindo a imediata suspensão e revisão do edital Brasil Lixão Zero, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e apoiado pelo Governo Zema.

Em Belo Horizonte, o protesto aconteceu na Praça 7, pela manhã, organizado pelos Movimentos dos Catadores de Materiais Reciclados (MNCR) e Minas Contra a Incineração. O Mandato esteve presente. O Edital visa selecionar projetos para gestão de resíduos sólidos e incentiva a incineração, por meio da implantação de Unidades de Produção de Combustível Derivado de Resíduos Urbanos (CDRU).

O deputado André Quintão, que é um dos autores da Lei que proíbe a incineração em Minas (21.557/2014), destaca: “Em vez de estimular a incineração, é preciso apoiar os municípios e fazer um trabalho de conscientização da sociedade para ampliar as coletas seletivas, garantindo a inclusão socioprodutiva dos catadores e a proteção da saúde humana e do meio ambiente”.

Tecnologia defasada - O movimento tem o apoio de 163 entidades. Em Notas Técnicas, a Associação de Engenharia Sanitarista e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária repudiaram o edital. A incineração é considerada tecnologia defasada, poluidora, já banida por vários países.

 
 

Atos #ForaBolsonaro dia 24 prometem ser maiores

Neste sábado, dia 24, novas manifestações pelo impeachment do presidente Bolsonaro, “vacina no braço e comida no prato”, voltam a ocupar as ruas em cidades de todo o Brasil e do exterior. As manifestações gritam também contra a corrupção do governo em apuração pela CPI do Senado e as ameaças à democracia. A expectativa é de que os atos sejam maiores que os anteriores.

Em Belo Horizonte, a concentração está marcada para a Praça da Liberdade, às 13h30. Minas Gerais já tem mais de 40 cidades que confirmaram atos. A convocação é da Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Centrais Sindicais, partidos políticos (PT, PSB, PSOL, PCdoB, PDT, PSTU, PCB, PCO e UP) e outros movimentos sociais. >>LEIA MAIS

 


Edição: Cândida Canedo, Pedro Castro | Programação Visual: Anderson Rodrigo | Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.