
Encerramento dos trabalhos de 2021, com balanço da atuação legislativa
A Assembleia encerrou os trabalhos legislativos de 2021 com uma Reunião Solene realizada nesta segunda-feira, dia 21. No Relatório publicado, com um balanço das atividades legislativas deste ano, em meio ao enfrentamento da pandemia e imensas dificuldades impostas à população, a avaliação é positiva.
Auxílio Emergencial
O deputado André Quintão, destaca em sua avaliação no Relatório: "Diante do desemprego e da fome que voltou no País, agravados pela pandemia, a Assembleia criou o programa “Recomeça Minas”, com apoio fiscal e acerto de dívidas para vários setores afetados, e o Auxílio Emergencial de R$ 600 pago a 1 milhão de famílias em extrema pobreza. Mediamos garantias para a educação indígena e seu retorno às aulas. Alteramos e aprovamos o Projeto de Lei do governador sobre a parte dos recursos do acordo do Estado com a Vale”, citou.
André o foi o relator da PEC viabilizou, nos recursos do Acordo do Estado com a Vale, o repasse de R$ 1,5 bilhão aos 853 municípios, de forma proporcional à população. Além disso, foram garantidos recursos à FUNED, às pesquisas de vacina da UFMG, aos programas estaduais Rede Cuidar (de assistência social), Bolsa Reciclagem (que remunera os catadores) e para projetos em parceria com a Pastoral do Povo da Rua.
ZEMA quer reajustar IPVA em 10%
Outra medida encampada pela ALMG neste ano para reduzir os efeitos da crise econômica foi o congelamento da tabela o IPVA. A Assembleia fez a sua parte: aprovou o Projeto de Lei 3.278/21 que congelou a tabela de referência para o IPVA de 2022, mantendo os mesmos valores do imposto pago em 2021. O deputado André Quintão foi o relator do PL, aprovado por unanimidade no último dia 15 e já encaminhado à sanção do governador.
O governador Zema, entretanto, recorreu ao STF e ao TJMG, questionando a decisão do Legislativo. “Para garantir mais arrecadação, mesmo com a crise enfrentada pela população mineira e com o aumento da receita decorrente da explosão dos preços dos combustíveis, Zema desrespeita a Assembleia para reajustar o IPVA em torno de 10%.”, afirmou André. |