BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 604 • 17/03/2022

 



Proposta de reajuste do servidores estaduais chega na Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na última terça-feira (15), o encaminhamento do governador do Projeto de Lei 3.568/22, que concede revisão salarial de 10,06% para servidores públicos civis e militares do Poder Executivo. Na mensagem, Zema solicita a tramitação da proposição em regime de urgência, o que possibilita a redução dos prazos regimentais à metade para dar celeridade à análise do Parlamento mineiro.

A partir de agora as Comissões da Assembleia vão analisar a proposta do governo. É preciso ouvir as categorias e representações do funcionalismo público estadual, afirmou André.

“Infelizmente os trabalhadores não foram ouvidos previamente pelo governo do estado. Nesse sentido, vamos estreitar as relações com os servidores para que algumas de suas demandas possam ser incorporadas ao projeto original através das emendas”.

 
 



Trabalhadores e trabalhadoras da educação decidem manter greve

Em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (16), em Belo Horizonte, profissionais da educação de Minas Gerais decidiram manter a greve que começou no dia 9 de Março. A principal reivindicação da categoria é o pagamento do piso salarial nacional do magistério, reajustado em 33% pelo governo federal em 2022, mas que não foi colocado em prática pelo atual governador. “Desde 2019 que o governo sabe do nosso direito e foi cobrado por isso. Nenhuma política de valorização salarial foi apresentada e a deflagração desta greve é de inteira responsabilidade do governo Zema”, explica a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.

Os trabalhadores da segurança pública também se manifestaram publicamente contra a revisão proposta pelo governo. As forças de segurança, que estão em greve desde o dia 21 de fevereiro, cobram a recomposição salarial pactuada com o Executivo em 2019, que previa reajustes de 13% em 2020, 12% em 2021 e outros 12% em 2022. Mas o Governo de Minas não cumpriu o acordo e pagou apenas a primeira parcela.

SERVIDORES DA SAÚDE

Outra categoria que se reuniu esta semana foi a de servidores da saúde. Na manhã da quarta-feira (16) aconteceu a Assembleia Geral. entre as reivindicações ao governo estadual estão reajuste e recomposição de 32,8% referente a perdas dos últimos 10 anos.


 
 

Lula vence no primeiro turno com 50,5% do votos, diz pesquisa Quaest

Nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada na última quarta-feira (16) revela que Lula (PT) segue com possibilidades de vitória no primeiro turno, somando mais de 50% dos votos válidos nos três cenários pesquisados.

As intenções de votos no petista variam entre 44% e 48% - um ponto percentual acima da pesquisa de fevereiro. Jair Bolsonaro (PL) segue na segunda posição oscilando entre 25% e 28%. Em terceiro colocado está o ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7% cada um. Brancos e nulos são 6% e indecisos 5%.

Lula vence todos no segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários, segundo a pesquisa. Contra Bolsonaro, o petista marca 54% a 32. O ex-presidente também vence Moro (53% a 26%), Ciro (51% a 23%), Doria (56% a 15%).

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais com 2.000 entrevistados entre os dias 10 e 13 de março de 2022.

 
 

Dia Mundial do Serviço Social

A terceira terça-feira de Março marca, todos os anos, o Dia Mundial do Serviço Social

O objetivo da data é que as e os Assistentes Sociais em todo o mundo reflitam as conquistas da profissão e os importantes desafios, de modo a reafirmar o papel do Serviço Social na promoção da igualdade e na garantia de direitos. Sou assistente social e todos os dias me orgulho de ter escolhido essa profissão.

Parabéns para nós assistentes sociais!

 
 

Lei Paulo Gustavo

O Senado aprovou a Lei Paulo Gustavo de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA). O texto prevê que serão destinados R$ 3,8 bilhões para que os estados e municípios possam financiar apresentações artísticas e culturais. Minas poderá contar com cerca de R$ 379 milhões para investir na área da cultura. Agora só falta a sanção do presidente para virar lei.

Todos os deputados federais do PT-MG foram favoráveis ao projeto. Outras lideranças do partido, artistas e agentes culturais também manifestaram apoio à proposta.

 
 

ACONTECE


 


Edição: Pedro Castro | Programação Visual: Anderson Rodrigo | Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.