27 de julho de 2020
MANDATO

Bolsa Reciclagem será pago em agosto a catadores

Cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis de Minas vão receber o pagamento de R$ 3 milhões do programa Bolsa Reciclagem em agosto, beneficiando cerca de 1,6 mil catadores vinculados a 80 entidades de vários municípios mineiros. O governador Zema, que vem sendo pressionado a pagar o benefício desde o início da pandemia, anunciou nesta quinta-feira, dia 23, que o pagamento sairá em agosto. O valor refere-se a passivos de anos anteriores do benefício e ainda não alcança 2020.

O Bolsa Reciclagem foi criado pela Lei 19.823, em 2011, inédita no País, com participação do deputado André Quintão. O programa remunera as cooperativas e associações, trimestralmente, pelos serviços de coleta, separação e comercialização de materiais recicláveis prestados pelos catadores aos municípios, sendo o valor distribuído por entidade conforme a produção e repassado aos catadores associados.

Em abril, a Assembleia Legislativa, por requerimento do deputado André Quintão, enviou ofício às secretarias de Governo e de Meio Ambiente solicitando a retomada dos pagamentos da Bolsa Reciclagem. Também em abril, o Ministério Público de Minas Gerais determinou o pagamento à Secretaria de Meio Ambiente, indicando o valor de R$ 6 milhões. Agora, em evento virtual, o governador fez o anúncio.

Últimas Notícias