17 de abril de 2020
CORONAVIRUS

É urgente agilizar testagens em Minas e acabar com as subnotificações

André propõe que a Vale e outras empresas devedoras financiem o aumento de testes

Na votação da quinta-feira, dia 16, a Assembleia Legislativa aprovou mais uma série de projetos para fortalecer a prevenção e o isolamento social no enfrentamento do Coronavirus no Estado. O deputado André Quintão cobrou do Governador Zema medidas urgentes para agilizar o processo de testagem. “É hora de exigir recursos do Governo Federal e das empresas que devem a Minas”, afirmou.

O deputado destacou que a testagem é fundamental para o acompanhamento da curva epidemiológica, que baliza as providências para elevar a capacidade de atendimento médico-hospitalar. Se há hoje cerca de 70 mil casos suspeitos aguardando resultados e a capacidade diária é de 1mil testes/dia, isso está gerando uma subnotificação enorme, que compromete as diretrizes para garantir leitos e demais medidas no pico da pandemia, explicou.

Além de cobrar do Governo Federal o aporte dos recursos do SUS, André defendeu que o governador busque alternativas, como grandes empresas com passivos junto ao Estado, que têm a obrigação de prover recursos neste momento de pandemia. “ A Vale deve bilhões a Minas Gerais para ressarcir o prejuízo que causou, além das vidas irreparáveis, com as tragédias criminosas de Mariana e de Brumadinho. Que ela aporte recursos para acelerar as testagens”, afirmou.

Últimas Notícias