Festival reúne mais de 600 quilombolas em BH de 11 a 13 de maio
Canjerê aborda os 130 anos da abolição da escravatura e a luta por direitos
Os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, completados neste 13 de maio, é o tema da terceira edição do Canjerê – festival de cultura quilombola de Minas Gerais, que será aberto nesta sexta-feira, 11, e se estende até o domingo, 13, na Praça da Liberdade e espaços culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O Festival reúne cerca de 600 quilombolas de diversas comunidades do estado com o objetivo de dar visibilidade à cultura tradicional e à luta dos Quilombos por seus direitos.
Cortejos de congado, reinado e batuque de oito grupos de comunidades de diversas regiões do Estado farão mais de 30 apresentações. O CANJERÊ inclui, ainda, 60 barracas com artesanatos, culinária e produtos quilombolas; a exibição de filmes, apresentações culturais, oficinas, rodas de conversas, dentre outras atrações nos espaços do Circuito Liberdade. O Festival é realizado pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais -N’Golo com a parceria do Governo de Minas e conta com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, do Iphan e Fundação Palmares.
Na programação, haverá ainda shows musicais de artistas como Sérgio Pererê, Pereira da Viola, Samba de Terreiro e, do Rio de Janeiro, o grupo Realidade Negra.
CLIQUE AQUI para saber mais do Canjerê e ver a programação