Lula: “Quero o direito de me postular a candidato na próxima eleição presidencial”
Condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, na quarta-feira (12/07), a 9 anos e seis meses de prisão, o ex-presidente Lula esperou ter conhecimento da sentença para se pronunciar e deu uma coletiva de imprensa na sede do PT, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira. A condenação foi considerada uma afronta ao estado Democrático de Direito, já que não foram apresentadas provas e foram desprezadas as provas de inocência apresentadas pela defesa. “Eu não sei como alguém consegue escrever trezentas páginas para não dizer absolutamente nada de provas contra o cidadão que ele quer condenar. Não é possível acreditar no Estado Democrático de Direito sem acreditar na Justiça. E eu acredito na Justiça. E a única prova que tem nesse processo é a prova da minha inocência,” afirmou.
O ex-presidente do Brasil ainda falou que esperava a condenação por ela fazer parte do golpe que tirou Dilma Rousseff da presidência: “Eu sempre tive consciência de que eles precisavam da minha condenação para completar o golpe. Se o Lula pudesse ser candidato, o golpe não fechava. Qual a razão de dar o golpe contra um partido e dois anos depois deixar esse partido voltar ao poder? Eles estavam realmente condenados a me condenar. Depois de tudo o que fizeram, não tinham como voltar atrás,” afirmou. Os advogados de defesa do ex-presidente não precisaram ainda a data que apresentarão recurso à sentença condenatória.
Lula 2018
“Até agora eu não tinha reivindicado, mas eu quero reivindicar ao PT o direito de me postular a candidato na próxima eleição presidencial”, afirmou o ex-presidente ao final de seu pronunciamento e dirigindo-se à presidenta do partido, senadora Gleisi Hoffmann, disse, bem humorado: “Eu não sei se isso é para o bem ou para o mal, mas você vai ter um candidato com um problema jurídico.” Lideranças da América Latina e de partidos de esquerda de diversos países do mundo enviaram sua solidariedade ao ex-presidente.
Povo nas Ruas
Para demonstrar apoio ao ex-presidente, centenas de pessoas já se reuniram e continuam amarcar manifestações em diversas cidades. Em Belo Horizonte, a manifestação desta quinta-feira saiu da porta da Justiça Federal, caminhando até a Praça Sete, no centro da capital. Veja a fala de André Quintão no ato,CLIQUEI AQUI.
Dia 20
Outras manifestações em defesa do Estado de Direito já estão sendo agendadas para o dia 20, próxima quinta-feira, em todo o País. Leia a Nota Oficial do Diretório do PT em Minas, bancada do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e bancada do PT na Câmara dos Deputados, CLIQUE AQUI.