Lula critica subserviência de Bolsonaro aos EUA: ‘O momento não é adequado para o Brasil se meter em uma briga externa’
Na primeira entrevista concedida em 2020, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a postura de Jair Bolsonaro frente aos conflitos entre Irã e Estados Unidos. Para Lula, o Brasil tem se comportado de forma subserviente aos interesses do país de Donald Trump. “O momento não é adequado para o Brasil se meter em uma briga externa. O Brasil não tem contencioso com o mundo, sempre manteve uma política diplomática harmoniosa. Devemos ser um construtor de paz”, ressaltou, em entrevista ao Diário do Centro do Mundo.
A crise entre as duas nações eclodiu quando um ataque dos Estados Unidos matou, no Iraque, o general iraniano Qassem Soleimani. Na visão de Lula, o Brasil não pode “tomar as dores” dos Estados Unidos e assumir posição no conflito. “Na relação internacional sempre são dois interesses: o seu e o do outro. Você tem que sempre equilibrar o deles com o seu. O Bolsonaro não faz a menor questão de não ser um lambe-botas do Trump“, avaliou.
“Agora inventaram uma palavra pra justificar o que estão fazendo, chamando de empreendedorismo. E acham chique. Qualquer um é empreendedor. Essa é a finesse do capitalismo: mesmo você empobrecendo, acha que está crescendo. É igual crina de cavalo: só cresce pra baixo”.
Lula disse, também, que o Brasil terá dificuldades para retomar o papel de protagonista. “Vamos ter que brigar muito para o Brasil recuperar sua soberania. E soberania não é só tomar conta de suas fronteiras, mas cuidar do bem estar do seu povo“, salientou.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing.