Assembleia prepara pacote de medidas para amparar atingidos pelas chuvas
Minas Gerais está em estado de emergência. As chuvas que castigaram o estado nos últimos dias trouxeram inúmeros prejuízos à população. A Assembleia Legislativa apresentou, na segunda (27), um pacote de medidas de apoio aos que sofrem as consequências dos temporais. Além disso, próximo à entrada da Casa foi instalado um espaço para que populares possam deixar doações de alimentos não-perecíveis, água mineral, artigos de higiene pessoal e de limpeza.
A ideia é aprovar em até dez dias a série de medidas. Entre elas está a antecipação de recursos que o governo do estado repassa – e deve – aos municípios. Outra proposta é isentar os que tiveram seus documentos levados pelas enchentes da taxa cobrada para a emissão da segunda via. O mesmo vale para a taxa de licenciamento dos veículos avariados pela força das águas.
A Assembleia quer, ainda, que o governo dê prioridade, nos programas habitacionais, aos que perderam suas moradias por conta das chuvas. Há, também, sobre a necessidade de não cobrar o valor integral da conta de água aos que precisaram abrir suas torneiras para lavar as casas e quintais afetados pelo lamaçal que as enchentes carregam.
Por ser líder do Democracia e Luta — bloco de oposição ao governo do estado — o deputado estadual André Quintão participou, ao lado do presidente Agostinho Patrus e dos líderes dos demais blocos parlamentares, da construção da estratégia de efetivação de ações concretas vindas da Assembleia.