Movimentos sociais entregam à Assembleia documento com reivindicações urgentes ao governo Zema
Os Movimentos Sociais e mandatos que assinam a “Plataforma Estadual de Emergência”, com reivindicações urgentes ao Governador Zema para o enfrentamento da pandemia em Minas, entregaram o documento ao presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, hoje, dia 8, pela manhã. São mais de 190 assinaturas, incluindo movimentos de mulheres, juventude, direitos humanos, povos indígenas e quilombolas, pastoriais, sindicatos, mandatos, entre outros.
O deputado André Quintão, que assinou o documento e é líder do Bloco Democracia e Luta, participou da entrega, ao lado da deputada Beatriz Cerqueira e de Silvio Netto, da direção nacional do MST, que representou as organizações sociais.
O documento é completo e lista medidas de saúde como abrir hospitais já prontos, acelerar os testes, garantir os equipamentos de proteção (EPI) aos profissionais e assistência às áreas rurais, entre outras; e medidas de apoio social urgentes como a segurança alimentar às famílias de todos os estudantes da Rede Estadual, a compra direta de alimentos da agricultura familiar, complementação de renda e outras. Destaca, ainda, a suspensão imediata da cobrança de água e energia e paralisação das atividades minerarias.
“O isolamento social só é possível reorganizando a economia, destinando recursos para garantia de renda, direitos e saúde pública. Caminho oposto ao que vinha sendo aplicado a nível nacional e estadual com as políticas neoliberais. Políticas e reformas que fragilizaram o SUS, concentraram renda, aumentaram a pobreza, o número de desempregados, precarizados e trabalhadores informais”, diz o texto.
Leiam aqui na íntegra: