Participação popular é fundamental para consolidar o SUAS
Na última sexta-feira, o vereador Pedro Patrus participou do Seminário de lançamento do Caderno de Orientações para o Controle Social no Sistema Único de Assistência Social, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese, em parceria com a Associação Mineira de Municípios.
A publicação, com redação da Márcia Maria Biondi Pinheiro e coordenação editorial de Simone Aparecida Albuquerque, aborda a capacidade da sociedade interferir nas políticas públicas, tendo como fio condutor a participação popular e a efetivação de um Estado verdadeiramente democrático. O material é parte do programa “Qualifica SUAS” para apoio e orientação técnica aos municípios sobre a participação da sociedade nos Conselhos Municipais e Estadual de Assistência Social.
Neste momento de desmonte das políticas públicas e de perda de direitos, é ainda mais importante a organização dos trabalhadores e usuários dessas políticas para evitar retrocessos, ampliar a participação popular e consolidar o Sistema Único de Assistência Social.
Na introdução, Márcia Pinheiro destaca que a proposta do Caderno é contribuir para o empoderamento: como construir representações e representatividade, como fortalecer o papel das entidades, dos trabalhadores e dos usuários. “A proposta solicitada para este Caderno é a elaboração de tal conteúdo e a proposição de estratégias em Minas Gerais para fortalecer a participação e criar espaços de legitimação da mesma”, reforça.