6 de outubro de 2016
NOTÍCIAS

Prefeituras e associações de catadores têm orientações para ampliar Coleta Seletiva Solidária

363_reciclagem

 

Projeto em parceria com o BID formata modelo de Sistemas de Coleta Seletiva

 

Nesta terça e quarta feira, dias 3 e 4, o Mandato participou do evento “ Capacitação e Encerramento do projeto de Consolidação de Sistemas de Coleta Seletiva com Inclusão Socioprodutiva de Catadores Materiais Recicláveis em Municípios de Minas Gerias”, que aconteceu em Belo Horizonte, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. O objetivo foi repassar às prefeituras e associações de catadores os conhecimentos produzidos pelo projeto, que foi lançado no início deste ano pelo Governo de Minas, através do Servas, em parceria com o Banco Interamericanos de Desenvolvimento ( BID).

 

O projeto foi desenvolvido com a participação de consultores engenheiros ambientais, de produção e contadores em municípios mineiros que já praticam a Coleta Seletiva Solidária – com a contratação, pelas prefeituras, das associações de catadores para a realização do trabalho desde a coleta porta à porta – para formatar o modelo e expandi-lo para outros municípios.

 

Durante os dois dias, gestores municipais e catadores, representando associações de várias regiões do Estado, puderam participar de palestras e fazer oficinas sobre: custos da coleta, roteiros feitos pelos catadores, monitoramento e vários outros assuntos para a implantação da Coleta Seletiva Solidária nas cidades.

 

Além disso, foram entregues manuais de orientação de coleta com catadores para gestores municipais e para associações de catadores e foi criado um banco de dados com informações sobre a Coleta Seletiva Solidária nos municípios, que será alimentado pelas prefeituras e pelas associações. O interesse do BID é replicar o modelo em outros estados, já que ele representa custos inferiores aos modelos de contratações de empresas e possibilita a inclusão socioprodutiva dos catadores.

Últimas Notícias