FUNCIONÁRIOS ALERTARAM QUE A BARRAGEM ESTAVA CONDENADA. CPI VAI FAZER ACAREAÇÕES
Antigo funcionário da Vale, por mais de 40 anos, o pai de Fernando Henrique Barbosa chegou a ser chamado à noite e funcionários da empresa foram buscá-lo em casa para resolver problemas de vazamento de lama na grama, seis meses antes do rompimento da barragem. No dia seguinte, ele alertou o filho de que a barragem da Mina do Córrego do Feijão estava condenada, era preciso ter cuidado e subir para as partes mais altas se algo acontecesse. O pai lhe contou que havia alertado também às suas chefias. Ele próprio, Olavo Henrique, morreu sob a lama no dia rompimento.
Fernando Henrique Barbosa, que era operador mecânico, foi ouvido pela CPI de Brumadinho da Assembleia nesta segunda-feira e deu informações inéditas. Além deste relato, contou que há um sistema de comunicação interno na empresa, onde os gerentes e diretores registram todas as demandas e fatos, que chegam assim a todos os níveis hierárquicos, fato omitido pelos diretores já ouvidos.
O segundo depoente da reunião de segunda-feira, Manoel Souza, era operador de equipamentos de instalação e chegou à barragem da Mina do Córrego do Feijão minutos depois do rompimento. Ele disse que não ouviu qualquer barulho, nem viu qualquer sinal que indicasse a realização de uma detonação no período em que ficou no local, até às 16 horas. A informação contradiz versão da empresa e do funcionário Edmar de Resende, que afirmou à CPI ter feito uma detonação na Mina após o rompimento da barragem, pouco depois das 13 horas.
Na próxima reunião, afirmou o deputado André Quintão, a CPI fará acareações e vai solicitar, também, a abertura desse Sistema. “Queremos ver as informações que foram lançadas, quais as providências tomadas e não tomadas”.
12ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 08/07/2019 ÀS 14:30
ÁUDIOS:
Itatiaia FM 95,7 – MG
CPI de Brumadinho vai colocar diretores da Vale cara a cara para expor contradições
Funcionário da Vale que perdeu o pai na tragédia diz que a mineradora doi alertada sobre a condição da barragem
Inconfidência AM 880 – MG
Funcionários da Vale são ouvidos na CPI de Brumadinho na ALMG
LEIA MAIS:
Assembleia Legislativa
Testemunha relata vazamento de lama antes de tragédia
TWITTER:
Vejam aqui a cobertura da Reunião da CPI de Brumadinho hoje na Assembleia. Funcionários contradizem engenheiros e gerentes da Vale.https://t.co/vEHpdF4f5e
— André Quintão (@AndreQuintaoPT) 9 de julho de 2019
#CPIdeBrumadinho Funcionários alertaram que barragem estava condenada. pic.twitter.com/wEec3Cc6sC
— André Quintão (@AndreQuintaoPT) 8 de julho de 2019
INSTAGRAM: