BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 565 • 14/05/2021

 

CPI: Pfizer confirma que Bolsonaro ignorou ofertas de 70 milhões de vacinas

A CPI da Covid-19 do Senado avançou nesta semana em provas de que o governo Bolsonaro dispensou vacinas, ainda em 2020, por negligência ou de forma proposital, e fez campanha publicitária assinada pela Secom contra o isolamento social. Na quarta-feira, o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten mentiu, desmascarado com áudios e vídeos pelos senadores e quase acabou preso.

Na quinta-feira, o gerente geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, informou que foram seis propostas, sendo três encaminhadas ao governo brasileiro em 2020 de até 70 milhões de doses, para entrega de 1,5 milhão ainda no ano passado, 3,5 milhões até março e o restante ao longo de 2021. O Brasil acabou só fechando contrato com a Pfizer em 19 de março, com a pandemia no auge. Ele relatou, também, negociações com a presença do vereador Carlos Bolsonaro, o que confirma o “gabinete paralelo”. Com 428 mil mortes no Brasil, quantas teriam sido evitadas com início da vacinação em dezembro de 2021? >>LEIA MAIS

 
 

15 de Maio é dia de homenagear Assistentes Sociais

A data e todo o mês de maio são tradicionalmente celebrados pela categoria com uma série de atividades, neste ano remotas, que fortalecem a união e as lutas pela valorização do Serviço Social, pela democracia e liberdades e por direitos. Parabéns, Assistentes Sociais. O momento é de resistência, luta e esperança!

O Mandato preparou um Boletim Especial com a mensagem do André para seus colegas, estudantes e profissionais do Serviço Social, e iniciativas em defesa das Políticas Públicas, do SUAS, dos direitos sociais.. Clique aqui

 
 

Retrocesso de décadas: PL de Licenciamento Ambiental é aprovado

Sob protestos da oposição e de movimentos ambientalistas de todo o País, a Câmara dos Deputados aprovou o PL chamado Lei Geral de Licenciamento na madrugada de quinta-feira e na sessão seguinte rejeitou todos os destaques apresentados. A luta continua para barrar ou modificar o PL no Senado.

O texto foi considerado o maior retrocesso no licenciamento ambiental das últimas quatro décadas e, na verdade, traz o “não licenciamento” como ponto preponderante – para obras de saneamento, manutenção em estradas, entre outras - além de isenções, prazos exíguos e flexibilizações. "Se aprovado no Senado, vai colocar o Brasil sob ameaças graves de tragédias ambientais humanas, como aconteceram em Mariana e Brumadinho, afirma o deputado André Quintão". >>LEIA MAIS

 
 

13 de Maio foi dia de denúncia de racismo e desigualdades

Protestos nas ruas em diversas capitais do País, contra o racismo estrutural no País, as desigualdades sociais e o Governo Bolsonaro, marcaram o dia 13 de Maio deste ano, data da assinatura da Lei Áurea, que não trazia qualquer garantia aos negros ao fim da escravidão. A historiografia revê narrativas antigas, mostrando o protagonismo dos movimentos de escravos pela liberdade.

Em Belo Horizonte, centenas de pessoas se reuniram na praça Afonso Arinos e caminharam até a Praça 7, no hipercentro da capital. Em muitos momentos houve gritos por justiça para as 25 pessoas mortas esta semana na chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Houve também distribuição de máscaras PFF2, mais seguras, por parte dos manifestantes.

 
 

Cinedebate: filme aborda crime da Vale em Brumadinho

O deputado estadual André Quintão participou, na tarde desta quinta-feira de um bate papo sobre o filme "Lama: O Crime Vale no Brasil – A Tragédia de Brumadinho", promovido pela União Estadual dos Estudantes (UEE). O debate aconteceu em seguida à exibição do filme e contou com a participação dos diretores do filme e de militantes da causa dos atingidos por barragens em Minas Gerais. O evento foi transmitido pelo YouTube. Relator da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa em 2019, André fez um breve resumo das conclusões do relatório final da Comissão. "Foi uma tragédia criminosa e que poderia ter sido evitada pela Vale, pois a empresa tinha conhecimento do risco de rompimento da barragem," afirmou.
 


Edição: Cândida Canedo, Pedro Castro | Programação Visual: Anderson Rodrigo | Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.